Patati Patatá - Biografia


Patati Patatá é uma dupla brasileira de palhaços conhecida como "A dupla de palhaços mais amada do Brasil". São interpretados, respectivamente, por Wagner da Silva Rocha e Henrique Pinheiro Namura.
Ambos começaram trabalhando em 1985 como animadores infantis, e a partir daí iniciaram a sua carreira na TV bem como em apresentações em todo o País. O grupo ainda lançou em 2010 o DVD Patati Patatá pela Som Livre que foi certificado com Platina Triplo, mais de 150 mil cópias vendidas. Em 2011, a dupla foi contratada pelo SBT para apresentar o programa infantil Carrossel Animado.
Biografia
A dupla de palhaços Patati e Patatá faz sucesso entre a criançada desde década de 80 e conseguem manter o sucesso até os dias de hoje. Já houve diversas mudanças dos atores que interpretam os palhaços. Quem não se lembra da música “Se você quer sorrir, é com Patati. Se você quer brincar é com Patatá”. Essa cantiga existe desde a década de 60, período em que a dupla de palhaços mais conhecidas do Brasil surgiu. Patati e Patatá era uma dupla de palhaços formada por Agnaldo Soares e Renato de Oliveira e ambos iniciaram a carreira como animadores infantis, disputando dentre outros tantos, um espaço no mercado mais concorrido, a televisão. Renato iniciou a carreira com o nome artístico de Palhaço Patatá e Agnaldo usava o nome de O Tirolez Sapeca. Visando acabar com a concorrência que existia ao redor dos dois, decidiram então se juntar e criar a dupla “Patatá e O Tirolez Sapeca”. Desde a criação dos palhaços, os atores que interpretam a famosa dupla já foram mudados de 3 a 4 vezes.
 O sucesso do programa Carrossel Animado com Patati Patatá, veiculado há um ano e meio nas manhãs do SBT com altos índices de audiência, é apenas um braço dessa história que começou há 27 anos. Com média de 3,5 milhões de telespectadores todos os dias segundo dados do IBOPE (referente a agosto de 2012), o programa é a principal vitrine desse fenômeno infantil.
Além da magia levada diariamente às crianças com idade entre quatro e onze anos, a dupla de palhaços mais amada do Brasil esteve presente em todo o país durante o ano de 2012, viajando com o espetáculo circense e os shows. Entre tantas conquistas, a dupla Patati Patatá contabiliza o sucesso da turnê “Volta ao Mundo”, que viajou pelas principais capitais do país e lotou as sessões realizadas no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, e as quatro no Credicard Hall, em São Paulo. 
Ultrapassando os limites imigináveis, a dupla Patati Patatá foi recordista em vendas de DVDs em 2011. Ao todo, os palhaços somam 12 CDs e oito DVDs, sendo que seu último trabalho “Coletânea de Sucessos” já ultrapassou a marca de 250 mil cópias vendidas, conquistando o Disco de Diamante. 
A marca tornou-se tão forte no mercado que é licenciada por 53 empresas e possui mais de 700 produtos, desde brinquedos, passando por álbuns de figurinhas, ovos de páscoa, roupas, material escolar, decoração para festas e produtos para higiene. A grande aceitação do público infantil fez com que a marca fosse premiada pela Licensing Brasil como Melhor Brinquedo Licenciado, com os bonecos Patati Patatá, da Multibrink; Melhor Produto Licenciado – Festa, com o painel decorativo Patati Patatá da FestColor; e Melhor Licença Pré-Escolar, com a linha Patati Patatá. Outra grande premiação conquistada em 2012 foi a de Melhor Programa Infantil 2012 no Troféu Imprensa. 
A imagem da dupla também está ligada a ações beneficentes, como visitas a hospitais, ONGs, instituições de caridade, sempre com o intuito de colaborar com a recuperação e arrecadação de fundos para tais entidades.